Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de abril de 2009

FLOR DE LARANJEIRA, MISTÉRIOS E DESEJOS
















São comuns folhetos promocionais colocados em profusão nas nossas caixas de correspondências. Uns recomendam a melhor pizza, a nova farmácia, lavanderia que leva a sua roupa suja e traz de volta limpinha, o profissional que conserta tudo e muitas vezes desconserta para ele mesmo consertar de novo. Como preconiza a livre iniciativa, nos moldes do velho Adam Smith, o mercado tem sua mão invisível, até para a felicidade bater à nossa porta. Isso acontece se você, ao ler atentamente as recomendações dos papeizinhos, consultar a vidente mais poderosa do bairro, que por alguns reais garante sucesso nos negócios e também traz de volta da pessoa amada em cinco dias. Nunca se pode garantir que a volta prometida seja um bom negócio, em todo o caso é preciso pagar e ver para crer.
Mas, a oferta que mais me tocou foi o folhetinho cor de rosa que fala dos benefícios da flor de laranjeira. Aquela florzinha mimosa promete limpar a mente, vencer o estresse do dia a dia, Ainda, segundo o folheto,” a flor de laranjeira é rica em oleolementos (palavrinha difícil) e vitamina C, desperta a autoconfiança e ativa erotismo. O banho com esta flor, dá uma gostosa sensação de frescor e descanso, a flor de Laranjeira também é adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados ,tem efeito calmante, digestivo e diurético, ativa os processos mentais,comunicação e expressão.Ainda é expectorante e sedativa, apazigua os ânimos, dá calma e proporciona bem estar”.
Os vizinhos da minha rua e eu, especialmente, temos pés de laranjeiras ao nosso alcance. No meu caso, a laranjeira está em frente à minha janela, foi à presença dela decisiva na escolha da minha nova moradia. O tempo de floração aconteceu precocemente, devido ao desequilíbrio que os homens impingiram à natureza. Confesso que não socializei o milagre da propalada panacéia, como não se pode guardar para si todos os segredos, poucos amigos leram o folhetinho. A laranjeira da foto precisa ser guardada de todos os perigos, da insanidade dos transeuntes que insistem em jogar lixo aos seus pés. Na espera das próximas floradas ,da descoberta de novos efeitos auspiciosos, quantos desejos e promessas pairam no ar. O privilégio de contemplar o pé de laranjeira é quase exclusividade minha. O meu olhar nunca mais será o mesmo depois da descoberta, resta esperar as florzinhas brancas recomendadas no folheto cor de rosa!

Um comentário:

  1. Morar tendo um pé de laranjeira na janela é um privilégio. Mas bom mesmo é entrar na tua casa e ficar a conversar, com um chimarrão na roda, papo solto, tecendo amizades. Parabéns por teu blog! Serás muito bem acolhida, pois tens um grande coração!!!!!!!!!!!Entre outras características. Um abraço.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.